sábado, 1 de maio de 2010

Prefeito usa internet para tentar se aproximar dos eleitores

Perfil falso no Twitter com o nome do prefeito Barbosa Neto
Untitled-2 Quem já encontrou o chefe do executivo de Londrina no Twitter, deve ter se perguntado se o perfil com a URL @barbosaneto, com mais de mil seguidores, era falso ou não. Segundo a Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Londrina, o prefeito não participa da rede social, sugerindo que se trata de um perfil “fake”.

Porém, embora o Twitter não faça parte da estratégia de comunicação dessa administração, a Internet está sendo usada pelo governo londrinense, mesmo que timidamente.

Atendimento via e-mail

No mês em que assumiu o cargo público mais alto de Londrina, Barbosa Neto (PDT) lançou o serviço “Fale com o prefeito”, canal de comunicação direto com a população na página da Internet da Prefeitura de Londrina (www.londrina.pr.gov.br), que já atendeu, aproximadamente, 1.600 pessoas, entre junho de 2009 e fevereiro de 2010. De acordo com o núcleo de comunicação da prefeitura, outros mil e-mails estão tramitando nas secretarias.

Além de solucionar demandas da população, o serviço se disponibiliza a receber críticas, sugestões, comentários e, até mesmo, elogios. Embora, na maioria das vezes, o e-mail seja encaminhado ao setor responsável, segundo Barbosa, ele acompanha a resolução de cada caso.

Porém, o serviço não é uma prerrogativa da administração atual. Em janeiro de 2009, o então prefeito Padre Roque (PTB) havia lançado o “Fala Cidadão”, que, além de um e-mail, também disponibilizava uma linha de telefone exclusiva para o atendimento de demandas da população.

Transmissão de solenidades

Outra fórmula adotada por Barbosa Neto para reforçar a comunicação com os londrinenses é a transmissão de eventos, ao vivo, pela Internet. Foram exibidas duas solenidades no site da prefeitura por meio dessa tecnologia: a primeira, em fevereiro, na assinatura dos convênios entre o Município de Londrina e o Governo Federal para a liberação de recursos destinados ao "Canteiro de Obras 2010" - do qual participou o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo - e ao programa "Minha Casa, Minha Vida”; a segunda, na última semana, mostrou a reunião em que cada secretaria do governo do Barbosa Neto apresentou os resultados dos trabalhos realizados no primeiro ano da atual administração.

Após os eventos, as imagens são editadas e arquivadas no site da prefeitura para, quem tiver interesse, assisti-las quando quiserem por meio da tecnologia de banda larga Streaming On Demand, a mesma do Youtube.

Adam Esteves Debiasi

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Pesquisar este blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO