Real em alta no mercado internacional
O real é hoje a segunda moeda mais negociada no mercado futuro*, afirmou o ministro da Fazenda, Guido Mantega, durante a reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES). "O real perde apenas para o dólar. As pessoas estão fazendo mais operações em reais do que em euros. Estamos à frente do iene, da libra e do euro como moeda de transação. Podemos dizer que a nossa moeda é uma moeda de curso internacional, tem segurança, garantia e atratividade", comentou.
No mesmo encontro, o ministro assegurou que o Brasil deve fechar 2010 com crescimento do PIB de 6% a 6,5%, reiterando que o país caminha para um patamar de crescimento econômico mais equilibrado e sustentável até o fim do ano. Mantega disse que os dados do varejo recém divulgados pelo IBGE, já mostram que em abril houve redução nas compras. "E aqui estou respondendo àqueles que estavam dizendo que a economia brasileira estava excessivamente aquecida".
Em maio passado, a revista britânica "The Economist" criticou em um artigo que, mantidas as taxas atuais, o nível de crescimento da economia brasileira poderia se tornar incontrolável e insustentável.
- Fernando Silva

Postar um comentário