quinta-feira, 3 de junho de 2010

Lula defende a alta carga tributária do Brasil

Durante a 33ª reunião da Cepal (Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe), o presidente Lula defendeu a alta carga tributária do país, alegando que "quem tem carga tributária de 10% não tem Estado" e "o Estado não pode fazer absolutamente nada".

Em um discurso de improviso, o presidente relaciona a alta carga tributária brasileira, uma das mais elevadas do mundo, à necessidade de se manter um Estado forte e com políticas sociais efetivas.

"Tem gente que se orgulha de dizer, olha, em meu país, a carga tributária é de apenas 9%, no meu país é apenas 10%. Quem tem carga tributária de 10% não tem Estado. O Estado não pode fazer absolutamente nada". "E estamos aí cheio de exemplos para a gente ver. É só percorrer o mundo para perceber que exatamente os Estados que têm as melhores políticas sociais são os que têm a carga tributária mais elevadas, vide Estados Unidos, Alemanha, Suécia, Dinamarca", declarou Lula. "E os que têm a carga tributária menor, não têm condição de fazer absolutamente nada de política social, é só fazer um recorrido pela América do Sul", defendeu.

A declaração de Lula, é criticada pela Revista Veja. Segundo os economistas ouvidos pela revista, a postura do presidente de justificar a alta carga tributária do Brasil, de 36,5% do PIB, com a necessidade de se ter um Estado forte e que ofereça assistência social aos cidadãos é, no mínimo, "simplista e embutida de conceitos equivocados e sem nenhum embasamento". (confira a matéria na íntegra).

- Fernando Silva

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Pesquisar este blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO