quarta-feira, 23 de junho de 2010

Insustentável saúde: problema das macas

Inadmissível a situação em que se encontram os hospitais referência em Londrina. De acordo com Folha de Londrina de hoje (23/06), o serviço de emergência do Samu e Siate tem deixado de atender a socorros em virtude da ocupação das macas pelos hospitais. O problema é complexo e decorre de vários fatores, sendo que o principal é a falta de leitos nos três maiores hospitais de Londrina, Hospital Evangélico, Hospital Universitário e Santa Casa.

Na semana passada, algumas especialidades do Pronto Socorro do HU tiveram de ser fechadas por causa da superlotação. Não havia onde acomodar mais pacientes. Perde, além das vítimas de acidentes, os próprios funcionários dos hospitais. O serviço humanizado tende a decair, já que o desgaste físico e psicológico toma conta dos enfermeiros e médicos dessas unidades.

O promotor de Defesa da Saúde Pública, Paulo Tavares acredita que tanto os hospitais quanto os serviços de urgência e emergência precisam ampliar sua capacidade de atendimento para dar conta da demanda. Alguma atitude tem de ser tomada nesta direção, antes que sejam ainda mais constantes os episódios de fechamentos de Pronto Socorros.

Leia mais na reportagem da Folha:
http://www.bonde.com.br/folhadelondrina/?id_folha=2-1--6193-20100623

Luciana Barbosa

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Pesquisar este blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO