domingo, 30 de maio de 2010

Uma madrugada online

A jornada de um blogueiro tentando descobrir: Por que tantas pessoas passam suas noites na internet?

msnO relógio marca três e vinte e cinco da madrugada. No MSN, 23 contatos online. De forma aleatória, seleciono um. Luiz é seu nome, tem 22 anos, produtor do canal Fashion TV. Trabalha durante o dia, estuda a noite. Me conta que o motivo para permanecer online até essa hora é a solidão. Diz que todos os dias o que mais queria era ter alguém pra dormir ao seu lado, contar uma boa história ao pé do ouvido… e nesse marasmo esperar o sono chegar.

Três e trinta e dois. Busco mais um contato. Aline, 18 anos, estudante de administração. Conta que está acordada fazendo um trabalho que lhe tem tirado o sono. Já tentou dormir e deixar pro outro dia, mas acabou levantando e voltou pra tela do computador. Lá, é distraída pelo MSN, Twitter e Facebook. Com isso, o seu objetivo primordial pouco avança.

Três e quarenta. Na lista, só 17 pessoas online. Chamo logo dois de uma vez. Pedro, 19 anos, estudante de odontologia. Músico nas horas vagas, estava estudando partituras enquanto esperava a namorada chegar após ela ter saído para resolver um imprevisto. Já Guto, 21 anos, call center de uma empresa, esperava ansiosamente o fim de um download para acompanhar mais um capítulo de sua série preferida.

Três e cinquenta e cinco. Cinco pessoas online. Ao que parece, está ficando tarde demais até para os insones. Esse não é o caso de Paulo, 16 anos, que dormiu o dia todo e está sem sono. Estudante do 3º ano do ensino médio, o jovem vê nas redes sociais a companhia que espera para essas horas. Sente que se não fosse o MSN, estaria rolando pela cama, sem ninguém para partilhar sua insônia. Online, conversa com um, desabafa com outro, fofoca sobre o dia. Se sente rodeado de amigos.

Quatro e dez. Alguém me chama no MSN. Priscila, 21 anos, amiga da época do colégio. Me pergunta porque estou online até aquela hora. Digo que é pra uma matéria, assunto jornalístico. Ela duvida e comenta que nunca precisei de motivo pra ficar online até as quatro da manhã. “Seja sincero”, completa.

Segundo dados de dezembro de 2009, 27,5 milhões de usuários acessam a Internet de casa, número que sobe para 36,4 milhões se considerados também os acesso do trabalho. Os números ainda apontam que 38% das pessoas acessam à web diariamente; 10% de quatro a seis vezes por semana; 21% de duas a três vezes por semana; 18% uma vez por semana. Isso significa que 87% dos internautas brasileiros entram na internet semanalmente. Não há números específicos de fluxo de internautas em um determinado horário, mas estimativas do ANT Group revelam que aproximadamente 7 milhões de brasileiros permanecem online durante a madrugada – um indíce maior do que em países desenvolvidos.

P.s: Essa “jornada” terminou por aqui por falta de energia. Noite pra mim ainda foi feita pra dormir e o corpo pediu cama.

Gustavo Assumpcao

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Pesquisar este blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO