domingo, 23 de maio de 2010

Nestlé foi parar nos Trending Topics do Twitter


Adam Esteves Debiasi

Certamente, a Assessoria de Imprensa da Nestlé deve ter tido bastante trabalho ao ser divulgada notícia sobre possível multa de R$ 11,5 milhões, devido às investigações movidas por três órgãos de defesa do consumidor pelo fato de o Alpino Fast, versão líquida do chocolate, informar na embalagem que o produto não contém o chocolate Alpino.

Mas não foi só na imprensa que o fato circulou. No Twitter, o assunto chegou aos Trending Topics brasileiros (coluna com os assuntos mais comentados) e provocou muitas queixas e espanto. Mas como será que a Nestlé reagiu a esse burburinho criado nas redes sociais?

Ao procurar a empresa no Twitter, encontrei perfis estrangeiros (@nestlecsv, @NestleContigo, @NestleUSA, @Nestle, @NestleLibrary, @nestleuscareers, @nestlepakistan), além de contas especiais para determinados produtos, como o @JuicyJuiceUSA, sucos para crianças.
Encontrei, sim, um perfil brasileiro da Nestlé, mas ele não contém nenhuma postagem, e a ausência de descrição no profile dá a entender que se trata de uma conta fake ou de alguém querendo ganhar algum dinheiro com a marca.
Ao que parece, a própria denúncia se iniciou nas redes sociais, como destacou a versão online do Jornal do Brasil ontem:

Dono do site Coma com os Olhos, que fez a denúncia, o publicitário Itamar Taver explica que o promotor de Justiça de defesa do consumidor José Augusto Peres Filho, do Rio Grande do Norte, recebeu a denúncia pelo Twitter e repassou para a Promotoria do Rio, já que o produto não é vendido na região. “O post teve a maior audiência da história do blog. Em dois dias, recebi mais de 100 mil visitas individuais”, conta.

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