sábado, 10 de abril de 2010

Um na multidão

Nesta semana, o cartaz do Cine Com-Tour Uel é o filme ''Aconteceu em Woodstock''. Ang Lee, diretor do longa, também  dirigiu os famosos ''O Segredo de Brokeback Mountain'', ''O Tigre e o Dragão'' e ''Hulk''. Em ''Aconteceu em Woodstock'', Ang Lee buscou uma nova forma de abordagem para falar do festival, que adquiriu proporções grandiosas em 40 anos de história. 
A vida de Elliot Tiber (Demetri Martin), da pequena cidade de White Lake é chave de toda a narrativa. É ele quem personaliza Woodstock. O personagem é baseado no livro em que o verdadeiro Elliot escreveu sobre a experiência. Foi ele o responsável, em 1969, pelas negociações que acabaram trazendo o festival para sua pequena cidade, no interior de Nova Iorque.
Tudo começou quando Elliot, presidente da câmera de comércio de White Lake, descobriu que ''os locais'' haviam expulsado os hippies da vizinha Catskills, lugar onde aconteceria o evento. Com a notícia, ele vislumbrou a ideia de salvar o quase falido hotel dos pais.
O filme revela muito bem as mudanças que o festival promoveu na pequena cidade: teatro, curtição e a ideologia paz e amor que revolucionou o conservadorismo americano na época. Sem, contudo, esquecer o enredo central da história: Elliot.
O jovem conseguiu transformar a pequena cidade onde cresceu e a si próprio. Qualquer fã de Woodstock poderia lamentar, depois de assistir ao filme, não ter visto o que se passou no palco. Entretando, não poderia deixar de entender a escolha de Ang Lee.
O diretor conseguiu desviar o olhar dos refletores que a história instituiu ao evento e nos colocou em meio a uma multidão de pessoas,  que estavam ali para ''curtir'' a liberdade. Elliot, assim como nós, não foi até White Lake, em uma kombi, para vivenciar Woodstock. Ele já estava lá, em seu espaço familiar... Foi Woodstock que veio até ele. 
Vale ressaltar que no filme não faltará humor e muita música da melhor qualidade.

Serviço:
Em cartaz de 9 a 15 de abril. Sessões diárias às 20h30 e nos sábados, domingos e feriados, também às 16 horas.Ingressos por R$ 10 a inteira e R$ 5 a meia entrada. 


Márcia Malcher

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Pesquisar este blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO