quinta-feira, 22 de abril de 2010

Milagre em Santa Anna

O filme Milagre em Santa Anna (2008), do diretor Spike Lee, dispnível em todas as locadoras, conta a história de quatro soldados do 92ª Divisão Buffalo Soldier, batalhão formado apenas por negros que lutaram na Segunda Guerra Mundial.
O diretor que ficou conhecido por produzir filmes como Malcolm X e Faça a Coisa Certa, continua a falar do racismo e do preconceito da sociedade americana.
A primeira cena do filme mantém a atenção do espector: um funcionário dos correios prestes a se aposentar saca uma pistola nazista e atira em um cliente que lhe pede um selo. A partir daí, o enredo continua a desvendar aos poucos o mistério.
O funcionário é Hector Negron, um dos quatro soldados negros do 92ª Divisão Buffalo Soldier que protegeu um menino italiano, encontrado por eles em meio 'a guerra. O menino nomeia seu protetor, o grandalhão soldado Train, de ''Gigante de chocolate''.
A Segunda Guerra é apenas pano de fundo para a história, que ainda que pareça se perder em muitos momentos, retrata bem o conflito de questões como ''pertencimento'' e ''nacionalismo'', ligados ao preconceito.
   
Márcia Malcher

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Pesquisar este blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO