terça-feira, 13 de abril de 2010

Haruo Ohara - Pausa para a neblina

Auto-retrato - Haruo Ohara
 Na semana passada (8), o último curta-metragem da ``trilogia do esquecimento``, que faz parte de uma série de filmes dirigidos por Rodrigo Grota, foi lançado no Ouro Verde. Trata-se do filme sobre o mais famoso fotógrafo londrinense: Haruo Ohara.

Para a produção dos curtas, o cineasta selecionou três personagens que viveram em londrina nos anos de 1950. O primeiro, Satori Uso, fala do mundo sentimental de um poeta fictício. A estética da imagem e fotografia impecável também esteve presente no segundo filme, que, dessa vez, tem como tema um personagem real: Booker Pittman, músico que passou um tempo em Londrina nesse período.

Haruo Ohara- pausa para neblina é uma produção do Instituto de Cinema e Vídeo de Londrina (Kinoarte), patrocinado pelo Ministério da Cultura e foi realizado com o apoio do Instituto Moreira Salles, que cedeu as imagens de arquivo

O último filme da série foi o mais desafiador, segundo Rodrigo Grota. A história de Londrina está inscrita na própria vida de Haruo Ohara e poetizada em suas fotos. O fotógrafo, pioneiro na cidade, ocupou o primeiro lote de terras vendido pela Companhia de Terras do Norte do Paraná. E em 50 anos, acumulou 20 mil negativos de imagens sobre temas variados, como o dia-dia de agricultor, a vida familiar e auto-retratos.

O curta conseguiu mostrar como a fotografia se confundia com a rotina do ``lavrador de imagens``. Ohara fotografava no ritmo e com a intuição aguçada de quem conhece o tempo da natureza. De fato, como afirmou Rodrigo Grota, a figura do fotógrafo já estava presente nos outros curtas da trilogia.

De alguma maneira, a vontade de se anular de Satori Uso e a intensidade da vida de Booker Pittman estão presentes na poesia do último filme sobre Haruo Ohara. As sombras e luzes tão presentes nas fotos de Ohara sensibilizaram os três filmes. Mas, sem dúvida, em pausa para a neblina, o encanto e a inspiração do filme revelam o silêncio, a calma e a tranqüilidade do fotógrafo que perdurou toda a sua obra.

O lançamento do filme faz parte da “Temporada Ohara em Londrina” em homenagem ao fotógrafo japonês, promovida pelo Museu Histórico de Londrina – UEL, Museu de Arte de Londrina - PML e a Biblioteca Pública Municipal, em parceria com o Instituto Moreira Salles – RJ.

Serão três exposições: Haruo Ohara – Fotografias; Haruo Ohara - Forma e Abstração e Hideomi Ohara – Gratidão através da expressão. No Museu Histórico de Londrina, a exposição ficará aberta ao público por três meses; no Museu de Arte de Londrina até o dia 8 de maio e na Biblioteca de 10 a 30 de abril. A entrada é franca.

Márcia Malcher


Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Pesquisar este blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO