quinta-feira, 15 de abril de 2010

Ainda que passageira, uma boa notícia.

Após três meses do reajuste da tarifa de ônibus ter sido implantada, o Tribunal de Justiça do Paraná, em caráter liminar, suspendeu o reajuste. Uma das justificativas da decisão, segundo o desembargador Marcos Moura, é a ausência de estudo técnico que justifique a elevação da tarifa.

Além disso, Moura condena a violação do princípio de razoabilidade, uma vez que a tarifa foi majorada duas vezes, em menos de seis meses, pelo mesmo motivo. O primeiro reajuste, realizado no início de agosto de 2009, onerou a passagem em 10 centavos. O segundo em 15 centavos.

O último reajuste, realizado em janeiro deste ano, foi encarado como uma afronta pelos estudantes das universidades londrinenses, pela forma silenciosa que foi implantado e  pelo período de férias pelo qual os estudantes passavam. Não houve alarde ou manifestação em virtude disso.

Muitos estudantes, quando retornaram a Londrina, se depararam com a elevação da tarifa e se surpreenderam. Em alguns locais da cidade, após o período de férias, algumas faixas espalhadas chamavam Barbosa Neto de ‘bundão’ e pediam que o prefeito abaixasse a tarifa. Houve uma reação.

Ainda que tardiamente, o TJ tomou uma decisão sábia e favorável à população. Resta saber se ele conseguirá manter a liminar, visto que a CMTU já entrou com recurso.

Luciana Barbosa

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Pesquisar este blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO