quinta-feira, 17 de junho de 2010

Os donos da Bola

Nem Messi, nem Kaká, muito menos Drogba, com ou sem tipóia, ou a ausência de Ronaldinho Gaúcho. A Copa do Mundo da África é marcada pelas vuvuzelas, não pelo o que elas soam, mas pelo sofrimento que superam. A realização do mundial não apaga os 24% da população ativa que está desempregada, nem aumenta a expectativa de vida, registrada em 51,5 anos. Mas inflama o orgulho dos Bafana Bafana. Não pelos feitos esportivos, mas pela vitória histórica. Eles são os donos da bola, os donos da Copa, torcedores ilustres e bem humorados.
Se pela primeira vez, a anfitriã cairá na primeira fase, o primeiro mundial africano é historicamente bem forte. Pena que nem todos os zulus, os xosas e os africâners possam ir ao estádio.
A música tema desta Copa, de autoria da cantora colombiana Shakira, diz que é a "hora da África", quem sabe os bilhões gastos neste evento mostrem ao mundo um novo país. Há 16 anos os sul africanos construíram um novo país.

Kenako, Bafana Bafana!

Renata Santos




*** Desmond Tutu e Nelson Mandela são símbolos da luta contra o apartheid. Ambos residiam no distrito símbolo da resistência, Soweto. E ganharam o Prêmio Nobel da Paz.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Pesquisar este blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO