sexta-feira, 18 de junho de 2010

Fim da telefonia e banda larga fixa?

Segundo "Balanço Huawei da Banda Larga Móvel”, realizado em parceria entre a Huawei, fabricante de infra-estrutura de rede, e a consultoria Teleco, o número de usuários de 3G no País chegou a 11,9 milhões, contra 11,8 milhões de assinantes da banda larga fixa.
Vale lembrar que, atualmente, também existem alternativas para o serviço telefônico fixo comutado. Trata-se do Voip, serviço de voz por protocolo de Internet (IP) e a embrionária PLC (Power Line Communication), tecnologia que utiliza a rede de energia elétrica para serviços de voz e dados, ou seja, alternativa que está apta a assumir a comercialização da banda larga, basta uma questão de tempo.
Paralelamente, a telefonia móvel cresce vertiginosamente, aumentando a expectativa de continuar sendo um bom negócio por ainda muito tempo.
Nesse sentido, o velho serviço de telefonia fixa que conhecemos pode não existir mais no futuro ou, no mínimo, deixar de ser um negócio lucrativo. Os dados divulgados no relatório da Teleco e da Huawei provam isso.

Adam Esteves Debiasi

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Pesquisar este blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO