domingo, 30 de maio de 2010

Vendo estrelas

A noite foi feita para dormir, certo?! Errado. Algumas atividades só podem ser feitas à noite, entre elas a observação astronômica amadora. A palavra astronomia tem origem grega e significa lei das estrelas. Iniciados na Antiguidade, os estudos astronômicos foram responsáveis por importantes mudanças em nossa forma de ver o mundo. Mais que admirar as estrelas essas observações permitiram a formulação de leis como a da gravidade e da relatividade. Nomes importantes da ciência como Nicolau Copérnico, Isaac Newton, Johannes Kepler e Galileu Galilei realizaram estudos nessa área.


É claro que as observações feitas com telescópios amadores são diferentes das praticadas em grandes centros de observação, assim como os objetivos, mas a beleza e o encanto são os mesmos.

Em Londrina, o GEDAL – Grupo de Estudos e Divulgação de Astronomia realiza diversas atividades de observação, principalmente na praça Nishinomiya e no BREU (Base Reservada de Estudos do Universo), um espaço aberto na Estrada do Limoeiro, aproximadamente 12 km depois do Tiro de Guerra. Esse distanciamento é importante porque a luz dificulta a visualização.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Pesquisar este blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO