quinta-feira, 27 de maio de 2010

Procura-se profissionais qualificados

Falta mão de obra qualificada nas maiores companhias do país. Esta é a conclusão de uma pesquisa realizada pela Fundação Dom Cabral, com as 76 maiores companhias do País. O levantamento mostra que 67% das empresas pesquisadas têm enfrentado dificuldade na contratação de funcionários, apesar dos 8 milhões de desempregados no Brasil. Além disso, aponta que a falta de profissionais qualificados se espalha por diversos setores como o automobilístico, ferroviário, moveleiro, siderurgia, metalurgia, transportes e serviços.

Como consequência, algumas companhias vem importando mão de obra de países vizinhos da América Latina. "No setor de petróleo, trazem profissionais da Venezuela; no Agronegócio, da Argentina, Uruguai e Paraguai", observa o professor Paulo Resende, responsável pelo levantamento. "Somos o país das disparidades: há dinheiro para investir, mas a mão de obra especializada está cada vez mais escassa", adverte.

Segundo o levantamento da Dom Cabral, hoje a principal carência das grandes companhias é encontrar pessoas qualificadas para os cargos de operação. Os setores mais afetados são o automobilístico, de papel e celulose e serviços.

- Fernando Silva

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Pesquisar este blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO