sábado, 15 de maio de 2010

Com a dengue controlada, população da zona rural deve se proteger de Influenza A

A temporada de chuvas passou e a temperatura segue amena no interior do Paraná. A Secretaria de Saúde do Município de Londrina apresentou dados muito positivos sobre o controle da dengue na zona rural.



Em todo o estado a temperatura começa a cair, as culturas de inverno vão sendo semeadas, pressupondo a aproximação da estação. Aproveitando esse clima, a Secretaria de Saúde do Município de Londrina apresentou no dia 12 de maio, dados muito positivos sobre o controle da dengue, considerando a zona rural abaixo dos índices preocupantes, segundo o controle do Ministério da Saúde. A Secretaria de Saúde do município desloca, então, a atenção e os esforços para prevenir a endemia da gripe H1N1.

Na zona rural, o Índice de Amostragem Rápida do Aedes Aegypti (Lira) foi de 0,37 focos por 10 mil habitantes, número bastante baixo. Graças ao trabalho da população e dos agentes de saúde, foram encontrados nos 16 distritos e vilas rurais apenas 9 focos da dengue e somente 8 pessoas apresentaram a doença. Foram visitados 1722 imóveis rurais desde o começo deste ano.

O secretário Edson de Souza lembra que mesmo com a dengue controlada a população deve manter-se alerta para eliminar possíveis focos da doença. ”Na zona rural a situação da dengue é bem tranqüila, mas é claro que nós não podemos descuidar nunca. O inverno é benéfico para eliminar o mosquito da dengue e as larvas. Nesse momento nós voltamos os olhos para a gripe H1N1”. A secretaria orienta para que as pessoas se protejam da Influenza H1N1 lavando constantemente as mãos, não compartilhando copos ou talheres, utilizado álcool para complementar a higienização das mãos e objetos e procurando o mínimo de aglomeração possível, mantendo os ambientes sempre arejados.
Enquanto a população se protege para afastar a endemia da Influenza A, o combate ao mosquito Aedes Aegypti, que é o veículo transmissor do vírus da dengue, deve ser mantido. É preciso mudar hábitos e eliminar dos quintais, terrenos, hortas e jardins, todos os recipientes e entulhos que possam servir para proliferação do mosquito. O Aedes Aegypti, que vive em ambientes de altas temperaturas e água parada, transmite a doença por meio da picada. Mesmo no inverno o mosquito se reproduz, embora num ritmo mais lento.




  
                       Produção e reportagem: Dulce Mazer
Edição de áudio: Dulce Mazer e André Fiori

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Pesquisar este blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO