sexta-feira, 23 de abril de 2010

Feijão Maravilha

Roberto Camargo

O feijão está entre os alimentos mais antigos que a humanidade conhece. Há registros de seu uso na culinária do antigo Egito e também da Grécia. Romanos, então, nem se fala, abusavam do grãozinho em suas festas gastronômicas. Entre nós, é uma história à parte. Dez entre dez brasileiros preferem feijão, já diziam as Frenéticas, aquela banda feminina que explodiu na década de 1970, com uma mistura de humor picante e um certo erotismo nas roupas, letras e performance.
O tema para este post foi sugestão da Julica, minha amiga e leitora fiel - suspeito que seja a única.
Caldo grosso, caldo fino, no tutu, acarajé ou ao tropeiro, preto, branco ou carioquinha, não importa, feijão tem gosto de coisa nossa!
Se os apelos da culinária não forem suficientes pra você se render a essa leguminosa, que tal alguns dados nutricionais bem convincentes? A proteína, por exemplo, está presente nos feijões em teores pouco comuns para vegetais. Vitaminas do complexo B e minerais como cálcio e ferro, idem. Se não bastasse a quantidade, especialistas destacam a composição dessa proteína, com um balanço bem legal dos aminoácidos essenciais. Eles querem dizer que algumas proteínas são mais nutritivas para nós porque, uma vez “desmontadas” na digestão, fornecem os aminoácidos que precisamos para compor as nossas próprias proteínas – tecidos, hormônios, enzimas e outras cositas.
Ah, sim! Você até gosta do feijãozinho, mas se incomoda com a flatulência que ele provoca. Tente algo simples como deixar de molho por 12 horas e trocar a água para o cozimento. Outra dica é cozinhar por mais tempo. Essas medidas geralmente são suficientes para degradar os oligossacarídeos que, por serem indigeríveis em nosso trato intestinal, acabam fermentando e causam esse desconforto gasoso.
Já vi muita gente reclamar de um feijão fora dos seus padrões. É compreensível no caso de personalidades conservadoras. Agora, se você é aberto a novidades, não pode deixar de experimentar uma riquíssima variedade de feijões que está à nossa disposição. Jalo, bolinha, fradinho, feijão guandu, feijão de corda e tantos outros. Para cada tipo, uma forma de preparo, do tradicional feijãozinho bem temperado que acompanha o arroz nosso de cada dia, a saladas, sopas e virados. Tem até doce de feijão que os japoneses nos ensinaram – o manju, uma massinha fina, recheada com feijão azuki cozido e apurado com açúcar.
E, para encerrar, na mesma categoria das leguminosas, podemos desfrutar de grãos tão maravilhosos como o nosso velho feijãozinho. Experimente saladas e outros pratos feitos com grão de bico, ervilhas frescas, lentilhas e soja. Você não vai se arrepender, garanto!

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Pesquisar este blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO