quinta-feira, 1 de abril de 2010

Até a posse do novo reitor, clima quente.


O primeiro debate entre os candidatos à reitoria da UEL aconteceu ontem (31) no anfiteatro do Hospital Universitário. As quatro chapas representadas por Alamir Aquino Corrêa e Jeane Soriano (Chapa A UEL que Nós Queremos); Cristiano Simon e Margarida de Fátima (Chapa UEL Livre: Unir e Mudar); Isaías Dichi e Carlos Ferreira (Chapa UEL Já); e Nádina Aparecida Moreno e Berenice Jordão (Chapa Um Novo Tempo), compareceram e puderam dar uma prévia daquilo que acreditam que será o norte de suas campanhas.

As perguntas do público, determinadas por sorteio, se concentraram na polêmica questão do cartão ponto, instalado no HU pela gestão Marçal. A indignação dos servidores do hospital é quanto a falta de paridade com que o reitor tratou o HU e a UEL em sua gestão. Marçal instalou o cartão ponto no hospital, mas não na universidade.

O desafeto do reitor pelo HU ficou ainda mais claro nos últimos meses de sua gestão, quando ele divulgou aos quatro ventos a existência de uma conta reserva no HU com cerca de R$ 4,5 milhões. O hospital que reivindicava o repasse municipal de verba do SUS e, que por isso, restringiu o atendimento em algumas especialidade médicas, foi duramente criticado pelo reitor.

Ao invés de oferecer apoio na busca de recursos para o ideal atendimento à população, Marçal acusou o hospital de má-gestão e prometeu instalar uma auditoria nas contas do HU, o que não passou de conversa, haja visto que a conta, administrada pela própria universidade, não apresentava nenhuma irregularidade.

A candidata Nádina Moreno prometeu restaurar os laços da comunidade HU com a UEL, que segundo ela “se perderam nos últimos anos por motivações políticas”. Isaías Dichi, docente do CCS, também discursou em favor da valorização dos funcionários do HU e da UEL e nos instantes finais de sua fala atacou o adversário Almir Correa, dizendo que ele representava ali a atual administração da UEL. Sem chance de se defender, Corrêa apenas demonstrou sua indignação com a severa expressão da face.

O primeiro turno das eleições para a reitoria será no dia 14 de abril e o segundo turno no dia 6 de maio. Até lá ainda dá tempo de acompanhar a troca de farpas dos candidatos no segundo debate, dia 7 de abril às 19horas, no Centro de Educação Fìsica (CEFE).

Luciana Barbosa

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Pesquisar este blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO