quinta-feira, 25 de março de 2010

Robô operando


No início desta semana , o Hospital Israelita Albert Einstein realizou a primeira cirurgia cardíaca robotizada. O procedimento, comandado pelo cirurgião cardíaco Robinson Poffo, foi acompanhado por cirurgiões dos EUA, que ofereceu treinamento à equipe.

Em vez de abrir o peito do paciente com um corte de 25 cm, são feitas três pequenas incisões milimétricas e um corte de 2 cm na região lateral do tórax. É por esses orifícios que entram os intrumentos (pinça, tesoura, afastadores, aspiradores). O cirurgião fica no console para manipular os “braços” do robô e tem uma visão em 3D.

Os médicos são unânimes ao afirmar a eficácia do procedimento. “É uma cirurgia muito mais precisa, o equipamento filtra possíveis tremores das mãos do médico”, diz José Carlos Teixeira Junior, gerente médico executivo do Programa de Cirurgia do hospital.

Dentre os muitos benefícios que uma cirurgia minimamente invasiva proporciona ao paciente estão: quantidade de sangramento menor, menos risco de infecções, alta da UTI mais rápida, além de recuperação acelerada. O único inconveniente aqui parece ser o valor do robô. Ele custa cerca de R$ 5 milhões.


Luciana Barbosa

1 Comentário:

Scada disse...

Novidade sempre atrai o leitor, mas a informação é muito distante da gente! Mais ainda quando deparamos com o "custo" do equipamento no fim da notícia. Tente falar de algo mais local. Até mesmo uma novidade na área da saúde de Curitiba interessa aos moradores da região metropolitana de Londrina. Abração!

Postar um comentário

Pesquisar este blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO