quinta-feira, 18 de março de 2010

Mangia che te fa bene!


O alimento não é certamente a coisa mais importante na vida das pessoas, mas tem uma influência que não dá para negar. Tem a ver com a cultura, com a saúde, com o prazer e com o convívio social. Eu não queria repetir aquela velha frase, como é mesmo? “Somos o que comemos!” Mas já que ela fez questão de aparecer, que tal pensar um pouco sobre a nossa relação com tudo aquilo que metemos goela abaixo, pelo menos uma vez por dia? Ou você é adepto do Respiratorianismo?
Desde o tempo do “já vai bem longe”, o Homo sapiens tem muito claro que sua sobrevivência depende do conhecimento que tem sobre espécies vegetais e animais. Nada muito científico, mas um saber empírico que lhe ajude a saciar a fome e a vontade de comer. Muita gente diz que comer carne, embora seja a maneira mais eficiente de nutrir-se de proteínas e aminoácidos essenciais, é um traço bem primitivo da nossa espécie. Ecologicamente, é o que nos mantém no topo da cadeia alimentar, o que não deixa de ser uma prova de que somos parte de um sistema, e não os donos dele. Já uma ideologia como o Veganismo propõe que a opção por uma dieta puramente vegetariana é saudável não apenas para seus adeptos, mas para o universo cósmico, se eu não estiver exagerando. Sim, porque é uma forma de combater a nossa violência instintiva e também de agredir menos o ambiente: cada hectare não convertido em pastagem representa menos metano no ar (maldita flatulência bovina!) e mais diversidade para manter o equilíbrio entre as espécies.
Nem falamos de sabor e prazer que o alimento oferece, mas isso fica para outro dia. Sinceramente, não proponho vivermos todos de oxigênio e luz, mas dar uma maneirada no nosso apetite pode trazer bons resultados. Isso tem a ver com quantidade, qualidade, hábitos e ritmos. Vá pensando em coisas como Slow food e cozinha minimalista, OK? Acredite, saborear um prato sem aquela ansiedade toda, e cozinhar com ingredientes comuns e técnicas simples, pode fazer de você uma pessoa mais feliz!

Roberto Camargo

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Pesquisar este blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO